UNIFAGOC investe em revitalização de centro de saúde de Visconde do Rio Branco

Reforma estrutural faz parte de convênio, que prevê ainda abertura de Pronto Atendimento Odontológico

O Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC) ampliou o convênio com a Prefeitura Municipal de Visconde do Rio Branco que já existe, há mais de um ano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde que proporciona espaço para a realização do internato pelos alunos de Medicina.

Entre as ações previstas neste novo acordo estão a revitalização completa do Centro de Saúde Beira Rio, além da abertura do Pronto Atendimento Odontológico, que será composto de três consultórios e que funcionará, na unidade de saúde, até às 22h.

A parceria é regulamentada pelo Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), um instrumento federal que aprimora a relação entre os gestores do SUS e as instituições de ensino superior de cursos da área da saúde.

Na foto, o prefeito Iran Silva Couri, o representante da mantenedora do UNIFAGOC, Leonardo Couto, o diretor da Faculdade Medicina do UNIFAGOC, doutor Filipe de Andrade e o secretário municipal de saúde, Thiago de Castro.

Em entrevista ao Departamento de Comunicação da Prefeitura, o diretor da Faculdade de Medicina do UNIFAGOC, doutor Filipe de Andrade, afirma que a parceria é benéfica para ambos os lados. “É estratégico para o município; é interessante para o curso de Medicina do UNIFAGOC, pois colocaremos alunos sob supervisão de docentes, e é uma forma de contribuir para o atendimento à saúde de Visconde do Rio Branco”, afirma.

Doutor Filipe explica que a obra já foi orçada e está em fase de contratação da empresa para execução dos serviços. A previsão de início da reforma estrutural é em outubro.

“O benefício para VRB é enorme! Esse convênio prevê deles (UNIFAGOC) gastarem em torno de 90 mil reais para fazerem a reforma do Posto Beira Rio, onde vamos construir um Pronto Atendimento Odontológico com três consultórios, para aqueles que trabalham durante o dia poderem ser atendidos após 17h. Em troca, eles poderão utilizar o local, e também nossos PSF e o CAPS, para treinar os acadêmicos com professores preceptores e médicos da Prefeitura. Então, nesta parceria, ganha todo mundo: o município, a faculdade e, principalmente, a população”, finalizou o Prefeito Iran Silva Couri.