Ministério da Saúde abre inscrições para programa "O Brasil Conta Comigo" nesta quinta-feira (02)

Os alunos regularmente matriculados no 5º e 6º ano de Medicina deverão, obrigatoriamente, se cadastrarem.

De acordo com as medidas que estão sendo tomadas para o combate do novo Coronavírus, considerando a Portaria GM/MS nº 492, que instituiu a ação estratégica “O Brasil Conta Comigo”, voltada à participação de alunos dos cursos da área de saúde no enfrentamento da pandemia, o Ministério da Saúde, publicou no Diário Oficial da União o Edital nº 4, de 31 de março de 2020, que disciplina os atos e procedimentos que deverão ser adotados aos Estados, Distrito Federal, Municípios e estabelecimentos de saúde filantrópicos que aderirem ao chamamento, além dos alunos da área de saúde para cadastro visando a participação, em caráter excepcional e temporário.

Em razão deste comunicado, o UNIFAGOC divulga os principais aspectos quanto à participação do Centro Universitário e as orientações para os alunos do curso de Enfermagem e Medicina da instituição. Todas as informações podem ser conferidas AQUI.

Os estudantes que estão regularmente matriculados no 5º e 6º ano da graduação deverão, obrigatoriamente, realizar a inscrição.

Já os alunos regularmente matriculados no 1º ao 4º ano de Enfermagem e Medicina, poderão se cadastrar voluntariamente. Porém, antes de se voluntariar, o aluno deve estar atento porque as aulas continuarão sendo realizadas de forma plena dentro do Regime Letivo Remoto e deverá cumprir com todas as demandas acadêmicas pertinentes a este período.

O cadastramento será realizado pelo preenchimento de formulário “Ficha do aluno”, disponível no sistema “O Brasil Conta Comigo - Acadêmico” – link http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/, com início previsto a partir das 11h desta quinta-feira (02) e duração enquanto houver a declaração de emergência em saúde no País.

No momento de cadastro, os alunos deverão informar:

• Nome completo;

• Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

• E-mail;

• Data de nascimento;

• Número de telefone celular;

• Instituição ou Órgão de ensino superior que está matriculado;

• Ano em que se encontra cursando;

• Indicar o município de atuação, em caso de recrutamento.

O aluno, com perfil compatível, será notificado, via email, para se apresentar em até 48 horas no estabelecimento de saúde correspondente. Caso o supervisor não realize a confirmação da apresentação do aluno no estabelecimento de saúde, a notificação perderá efeito e o aluno estará sujeito a eventual notificação.

A participação e atuação dos alunos dos cursos de saúde na referida ação é de caráter relevante e terá a supervisão de profissional de saúde com formação compatível a seu curso de graduação. Para os alunos de Medicina, as áreas de atuação serão: Clínica Médica, Pediatria e Saúde Coletiva, conforme as especificidades do curso ofertado pela instituição. Os alunos de Enfermagem atuarão em áreas compatíveis com seus estágio e práticas específicas da área de formação.

Os estudantes dos 5º e 6º ano de Medicina participantes da ação, que cumprirem a carga horária de 40 horas semanais por mês, terão direito a uma bolsa no valor de R$ 1.045, paga pelo Governo Federal.

Além disso, os participantes também receberão certificado com a respectiva carga horária de atuação no esforço de contenção da pandemia da COVID-19. Aos participantes com atuação obrigatória, o certificado garantirá, por dois anos a contar da expedição, pontuação adicional de 10% no processo de seleção pública para programas de residência promovidos pelo Ministério da Saúde.

O aluno que não cumprir a carga horária integral não fará jus ao recebimento da respectiva bolsa, exceto em caso de adoecimento ou revogação da declaração de estado de emergência. A bolsa será cancelada caso o aluno injustificadamente abandonar o curso de graduação durante a participação na ação.

Para mais informações acesse sgtes@unasus.gov.br  ou ligue para a central de teleatendimento – Disque Saúde 136.