Jornalismo, Cinema e Paixão é tema da Semana do Jornalismo Fagoc

Para a ocasião, foi convidado o ex-aluno de Jornalismo, cineasta e roteirista, Filipe Ruffato, que exibiu dois curtas-metragens de sua autoria e conversou com os alunos sobre a sua carreira.

O curso de Jornalismo da Fagoc promoveu, na quarta-feira (29), o evento intitulado Jornalismo, Cinema e Paixão, que marca a Semana do Jornalismo da faculdade ubaense. Para a ocasião, foi convidado o ex-aluno de Jornalismo, cineasta e roteirista, Filipe Ruffato, que exibiu dois curtas-metragens de sua autoria e conversou com os alunos sobre a sua carreira.

O professor Diego Muzitano e os alunos de Jornalismo agradecem a presença do ex-aluno do curso, Filipe Ruffato.

A Fagoc foi pra mim como uma casa, um lugar onde eu tive a oportunidade de aprender muito. Aprender pra mim era uma coisa que me fazia muita falta, por isso que eu vim estudar. A faculdade foi o salto que me levou a ir para o cinema, foi um trampolim para a minha carreira. Como eu aprendi aqui, gostaria muito de trazer de volta e poder dividir o que adquiri em minha trajetória; ser um espalhador de conhecimento de coisas novas", declara Filipe.

Para a aluna do sétimo período Lavínia Luisa, a iniciativa foi uma experiência “engrandecedora, em que todos puderam aprender muito com o Filipe que já trabalha na área, foi formado pela faculdade e utiliza técnicas que aprendeu no Jornalismo”. Ela ainda destaca que são atividades assim que motivam e relembram o porquê entramos na faculdade. Acho que cada um conseguiu absorver o que ele disse para levar depois quando a gente finalizar esta etapa da nossa vida”.

O coordenador do curso de Jornalismo, Raul Carneiro, destaca que “essa troca de experiência entre um profissional e os acadêmicos é fundamental para a formação, ainda mais quando este profissional é um ex-aluno da Fagoc. Hoje ele mora na Europa, mas já trabalhou em vários países e trouxe um pouco desta bagagem para os nossos alunos”.

Filipe é cineasta e roteirista graduado pelo curso de Jornalismo na Fagoc. Atualmente, cursa Mestrado em Estudos Cinematográficos na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Possui em seu currículo os cursos de Filmmaking LAB, DocLisboa17, VR Guerrilha filmaking e já participou do projeto Looking China. Além disso, possui filmes vencedores em festivais internacionais.