Inova UNIFAGOC


Uma das novidades de 2019 da Fagoc é que parte dos cursos ofertados pela instituição fazem parte do sistema Inova Fagoc. Trata-se de um novo método de ensino desenvolvido pela faculdade ubaense com o foco em potencializar a qualidade do ensino e em levar mais prática para a sala de aula.

 

Nesse modelo, conhecimentos técnicos são aliados a experiências práticas e metodologias ativas de aprendizagem, em que o aluno deixa de ser apenas ouvinte na sala de aula e assume o papel de protagonista em sua formação.

 

Os cursos do Inova são: Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Educação Física (bacharelado e licenciatura), JornalismoPedagogia e Psicologia.

 

Baseado no que tem sido chamado de o “futuro da educação” (Educação 4.0), o Inova Fagoc utiliza-se da metodologia Blended Learning- conhecida na área como Ensino Híbrido - que combina práticas pedagógicas do Ensino Presencial e da Educação à Distância (EAD).

 

Com essa proposta, a Fagoc se inspira em universidades que são referências mundiais, como MIT - Massachusetts Institute of Technology - e Harvard University.

 

 

O Diretor Geral da Fagoc, Marcelo Andrade, justifica essa postura da faculdade como uma resposta às mudanças na sociedade, principalmente, no que diz respeito às novas tecnologias.

 

“A Educação Superior no Brasil vem passando por uma transformação muito grande motivada pelas tecnologias que estão surgindo pelo novo perfil de aluno que a gente está recebendo dentro da faculdade e pelas transformações da globalização. A gente viu no transporte com o Uber; viu no setor hoteleiro com Airbnb; Viu na indústria de cinema com a Netflix; a gente viu isso quando a Apple entrou nessa questão de música com o Apple Music”, explica Marcelo.

 

De acordo com Andrade, entre os diferenciais desse novo modelo está que o aluno atua como protagonista da sua formação, além de ter mais contato com a prática profissional. Nessa proposta, a relação professor-aluno também é alvo de novidades. O estudante participa de forma ativa do processo de aprendizagem, enquanto o professor funciona como um mediador entre o aluno e o conhecimento.

 

A sala de aula ganha uma nova importância nesse modelo, já que ela se transforma em um ambiente para sanar dúvidas e para desenvolver atividades práticas de modo que seja mais efetivo o aprendizado dos conceitos e das teorias estudados previamente pelo aluno.