Centro de Psicologia UNIFAGOC

Centro de Psicologia UNIFAGOC

Ouvidoria

Queremos ouvir você! Sua opinião constrói uma Fagoc cada vez melhor!

Saiba mais

Centro de Pesquisas e Práticas em Psicologia Nise da Silveira


O Centro de Práticas e Pesquisa em Psicologia Nise da Silveira foi criado em 31/10/2016. O Nise, como é carinhosamente chamado, integra o Núcleo de Apoio ao Cidadão (NAC) e tem como finalidade proporcionar aos(às) alunos(as) do curso de Psicologia do UNIFAGOC experiências de estágio, na área clínica, tanto individual quanto em grupo. 

A clínica também se constitui enquanto espaço de ensino, pesquisa e extensão. Nela são realizadas atividades de supervisão de estágio, bem como grupos de estudo e projetos de extensão. A ideia é oferecer atendimento psicológico gratuito e de qualidade à comunidade de Ubá, principalmente a população do entorno da faculdade. 

Ao buscar atendimento, o(a) paciente passa pela triagem, onde são identificadas as suas demandas e feito o encaminhamento para os atendimentos específicos. As modalidades de atendimento oferecidas são: Atendimento clínico adulto (TCC, psicanálise ou humanista-existencial), Atendimento clínico infantil (TCC ou Abordagem Jungiana), Desenvolvimento Infantil Grupal, Orientação Profissional, Avaliação Psicológica e Intervenção Grupal. 

Os atendimentos são realizados pelos(as) alunos(as) do curso de Psicologia, sob a supervisão e orientação dos(as) professores(as), mestres e doutores. Todas as atividades realizadas em nossa clínica são regidas pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, garantindo o sigilo de todos os conteúdos que possam surgir durante os procedimentos.

A clínica-escola de psicologia foi reinaugurada no dia 26/09/2022, agora com novas instalações e novo endereço: Rua Adjalme da Silva Botelho, nº 549, Bairro Seminário, Ubá/MG. Ao lado da Academia Império.

A denominação do Centro de Pesquisas surgiu a partir do nome da psiquiatra brasileira Nise da Silveira que, durante sua trajetória, mudou o tratamento dado aos pacientes. A profissional trouxe um olhar mais humanizado e rompeu com práticas que tratavam o sujeito como objeto, passou a tratar o paciente psiquiátrico como um ser humano, situação em que na sua época não existia.

 

Coordenadora do Centro de Pesquisas e Práticas em Psicologia: Gabriela Silveira Meireles

Telefone de contato: (32) 99821-4070.

Horário de atendimento: segunda a sexta 07h00 às 21h00 e sábado 08h00 às 12h00.